O que você espera, em relação as atualizações pedagógicas, deste ano de 2013?

Publicado  terça-feira, 26 de março de 2013


Saiba qual é a opção mais saudável entre os chocolates na Páscoa

MATÉRIA PUBLICADA EM PORTAL WEBRUN

Em tempos de páscoa chegam também muitos ovos de chocolate em tamanhos e cores diferentes. Para aproveitar o feriado com a família, mas sem abusar dos doces e cuidar da alimentação, nada melhor que um “planejamento”. Pensando nisso, o nutricionista Danilo Balu dá várias dicas para os atletas não perderem a forma. 

Em primeiro lugar, o ideal é dar preferência para o chocolate amargo, depois para o chocolate ao leite e, por último, optar pelo branco. A explicação é bastante simples, porém importante. “É a composição do amargo que é melhor, não tem a ver com caloria”, explica.

De acordo com Balu, a diferença é que ele é feito com um porcentual de cacau bem maior e, com isso, possui propriedades antioxidantes que trazem benefícios ao coração e à pressão arterial por não conter leite. O cacau possui flavonóides, uma substância encontrada no vinho tinto e que é considerada um protetor cardíaco.

Mesmo assim, como todo chocolate, pelo alto teor de gordura o amargo também deve ser consumido com moderação. “Aliás, a palavra nesses dias é justamente moderação. Infelizmente, o substituto do chocolate ainda terá que ser inventado”, confessa. A ingestão excessiva de chocolate amargo anula os benefícios podendo provocar problemas futuros.

Chocolates light e diet - Danilo Balu alerta que os chocolates dietéticos não possuem necessariamente menos calorias. Eles contêm menos açúcar e em determinadas fórmulas podem, inclusive, ter ainda mais calorias que a versão comum. É preciso entender bem as diferenças para não cometer um engano na compra ou até mesmo comprometer a saúde.

No caso dos “diets”, o objetivo é proporcionar a quem sofre de diabetes uma alternativa de consumo do produto, mas sem açúcar. Já os “lights” têm uma diminuição de aproximadamente 25% em algum nutriente da composição, o que reduz cerca de 40 calorias no alimento, mas o componente reduzido não será, necessariamente, o açúcar. Por isso, o fabricante deve anunciar de maneira clara no rótulo o que foi retirado.

“É essencial saber dosar, tomar cuidado e estar atento para não ultrapassar o limite de 30 gramas diárias de chocolate, que é a dose sugerida”, observa Balu. Entre as sugestões para saciar o desejo pelos doces de maneira mais saudável estão as frutas, sozinhas ou combinadas em sobremesas.

Fonte: http://www.educacaofisica.com.br/index.php/ciencia-ef/canais-cienciaef/nutricao-hidratacao/25214-saiba-qual-e-a-opcao-mais-saudavel-entre-os-chocolates-na-pascoa

0 comentários: